Afinal, por quê maio é o mês das noivas?

Provavelmente você já ouviu falar que maio é o “mês das noivas” e talvez não saiba quais os motivos de ser simbolizado assim. A quantidade de casamentos realizados durante o mês não tem relação com isso - o verão é a estação favorita para os brasileiros. Mas, afinal, por quê esta época é importante para casamentos? Existem duas principais hipóteses para explicar a tradição.

Uma das explicações tem a ver com o uso de flores em casamentos, seja no buquê ou na decoração. Esse costume veio do hemisfério norte, onde antigamente eram utilizadas flores em abundância para todos os detalhes. Como a primavera é a estação que as flores estão mais lindas e coloridas, maio acabou se tornando um mês especial para casamentos nos países do norte. Aqui no Brasil, esta época é pleno outono, com as flores caindo das árvores, contudo a prática foi importada. Quem quiser esperar para colorir a decoração com flores, a melhor época é em outubro, quando a primavera brasileira está em seu ápice.

A outra hipótese é relacionada ao catolicismo - assim como o hábito de casar em  igreja. Neste mês, é realizado pela Igreja Católica a consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo. Antigamente, a religião e o casamento eram relacionados à maternidade. Quando uma mulher casava, ela realizaria o desejo de ser mãe, por isso a forte relação com Maria. Hoje, nem todas as noivas sonham em ser mães, mas a tradição continua - e há quem diga que maio traz mais sorte ao casamento.

Apesar do mês ser “das noivas”, a maioria dos casamentos brasileiros acontece entre dezembro e janeiro. É época de férias coletivas, o décimo terceiro já caiu e a temperatura também ajuda. É claro que muitas noivas ainda escolhem se casar em maio, mantendo a tradição. A data escolhida tem que ser a melhor e mais especial para o casal, afinal, o casamento é para ficar na memória deles e dos convidados.