Diferenças entre os tipos de eventos corporativos

Seja no meio corporativo ou acadêmico, estamos acostumados a receber convites para eventos dos mais diversos temas. Grandes ou pequenos, esses momentos são cada vez mais fundamentais para ampliar nossos conhecimentos e, principalmente, nossa rede de contatos. Antes de fazer a sua inscrição, saiba a diferença entre as várias modalidades de eventos, e procure fazer o investimento correto para a sua necessidade.
 

Palestra

Geralmente com menor duração e tem o objetivo de apresentar de forma mais concisa novos conhecimentos, teóricos ou práticos, para o público, sem pretensão de avançar em discussões. Cursos: curto ou extenso, pretende abordar com mais especificidade determinado tema. Possui mais o caráter de processo, dando conta de públicos que são, muitas vezes, leigos em um determinado assunto e que, ao seu término, dominam algum conhecimento.

 

Workshop

É mais conhecido pela sua característica de treinamento. Muito mais práticos do que teóricos, são espaços onde o público pode aprofundar conhecimento em uma área específica de um conhecimento. Os participantes deixam de ser apenas ouvintes e interagem com o responsável pelo evento.

 

Mesa-redonda

É uma reunião de pessoas com o objetivo de discutir um tema, conduzida por um moderador. Geralmente é utilizada para aprofundamento de algum assunto com um grupo reduzido de participantes, delimitando tempo para que todos possam apresentar suas ideias.

 

Simpósio

Uma espécie de mesa-redonda com mais participantes e sem o caráter de discussão entre eles. Diversos oradores discutem e apresentam suas ideias sobre determinado assunto.

 

Seminário

Espaço onde há mais escuta do que fala. Um orador apresenta suas ideias e, geralmente, disponibiliza-se a responder perguntas do público. Tem objetivo de ser informativo, muito utilizado para apresentar novas ideias.

 

Congresso

Evento muito mais formal para a discussão e apresentação de novos conhecimentos. Por ter esse caráter, geralmente é formado por especialistas em determinada área. Possui maior duração e pode conter em sua programação todos os tipos de eventos, variando de acordo com as propostas e intenções dos participantes.